Parque Del Retiro - Madrid


Os horários de funcionamento do comércio em Madrid estão regulados pela Lei de Horários Comerciais em vigor desde janeiro de 2005.

Um leque de estabelecimentos comerciais, sobretudo o pequeno e médio comércio, está autorizado a abrir suas portas no horário que melhor lhe convier. Ainda atendem às restrições da Lei os grandes shopping centers e negócios de grande porte.

A pressão cresce, em  toda a Espanha, sobretudo por parte dos consumidores, pela liberação dos horários comercias atendendo às necessidades da sociedade espanhola, que se transformou completamente nos últimos vinte anos. O debate se organiza em torno da necessidade de famílias em que homens e mulheres trabalham a tempo integral de encontrar, em seus bairros, aos sábados e domingos e fora da jornada de trabalho durante a semana, opções para as compras que considerem necessárias.

A Fundação Independente está desenvolvendo um aprofundado estudo do tempo dos espanhóis em que pedem que “seja dado e em especial pelas mulheres - as maiores prejudicadas por nossos horários atuais - um passo a frente, reivindicando horários mais racionais que nos farão mais livres, não só a nós mas a nossos filhos e as novas gerações”.

 CELIM - Todos os direitos reservados - 2017